Ser blogueiro não é uma atividade levada muito a sério por aí. Quem tinha alguma dúvida, pode ter certeza depois do caso da blogueira da capricho que virou meme na internet. Ela teve o seu mérito para conseguir essa façanha, mas uma das coisas que mais observo no dia a dia, é o falso conceito de que blogueiro não trabalha e de que isso não deva ser considerado como profissão.
O termo blogueiro é descrito nos dicionários como: "aquele que escreve em blogs", "usuário de blog", "sujeito que cria, possui autoria ou escreve em algum blog". Entretanto, com o advento da internet (frase bonita ;)), muitas profissões surgiram, entre elas a de blogueiro. Hoje, você pode publicar artigos em blogs de grande relevância e ganhar por isso. Seja como o dono do blog, que ganha com publicidade, ou como um colaborador, que, em média, ganha por produtividade.
Recentemente, o Cardoso, blogueiro do Contraditorium e do Meio Bit, publicou em seu twitter: "chamaram o Meio Bit de "revista de informática". Acho que blog é um conceito novo ainda." Infelizmente, há muita gente que, para entender o conceito de blog, faz uso de comparações bastante equivocadas e simplórias.
Recentemente, o Cardoso, blogueiro do Contraditorium e do Meio Bit, publicou em seu twitter: "chamaram o Meio Bit de "revista de informática". Acho que blog é um conceito novo ainda." Infelizmente, há muita gente que, para entender o conceito de blog, faz uso de comparações bastante equivocadas e simplórias.
Muitas pessoas pensam que estão acessando sites, quando na verdade, ao pesquisarem algum assunto no Google, acabam direcionadas para um blog que contém a informação que estão procurando. Quantos especialistas estão publicando em blogs atualmente, tornando a discussão sobre os assuntos da sua área de especialidade muito mais interessantes e proveitosos.
Faça um teste, mostre um blog de tecnologia, tutoriais ou algum outro assunto interessante a um amigo que, praticamente, só acessa o Facebook e lê notícias cotidianas na internet, e pergunte a ele qual é a diferença. Ele não saberá dizer! E, dependendo do layout do blog, como muitos que vejo por aí (Exemplo: estilo magazine), um olhar leigo jamais conseguirá identificar que aquele endereço na internet é de fato de um blog.
Ser blogueiro dá trabalho. É preciso pesquisa e um conhecimento muito bom sobre o que se pretende blogar. Quanto mais você entende do assunto, mais você será cobrado a entender. Em regra, as pessoas querem informação fresca e útil, se você não conseguir produzir conteúdo assim, irá fracassar como blogueiro.
Gostei muito do tweet do Nick Ellis, blogueiro do Meio Bit: "Sou blogueiro sim, e tenho o maior orgulho disso. Essa é a minha vida." Quem ganha a vida como blogueiro e produz informação relevante, tem mais é que se orgulhar do que faz mesmo. Hoje, como blogueira, me orgulho muito do que faço. E sei que, se colegas como eu, pararem de publicar tutoriais, vai ter muita gente arrancando os cabelos sem conseguir dormir, porque não vão conseguir fazer uma simples receita de panqueca.
Ah! Mas é muito fácil criar um blog? Sim. Mas também está muito fácil criar um site. Com acesso a uma boa plataforma, qualquer pessoa, sem o mínimo de conhecimento de HTML, poderá criar um site de graça. Só que manter e produzir conteúdo, é outra história.
É por essa e tantas outras coisas que ser blogueiro é muito mais do que escrever em blogs. É muito mais que ganhar dinheiro na internet. É muito mais do que ter um blog. É muito mais que publicar informações e tutoriais. Nesse contexto, faço minhas as palavras do Cleyton Carlos Torres, do blog Mídia8: "Blogueiro é quem leva a sério o termo “blogosfera”.
E pra você, o que é ser blogueiro?
Não podemos deixar que um lapso de uma garota de 20 anos, manche ainda mais o conceito sobre o que é, de fato, ser blogueiro. Não é mesmo? ;)


0 comentários:
Postar um comentário